Comunicado
15-JUL-2020
A Junta de Freguesia de Santa Bárbara repudia o actual estado de degradação da piscina de São Lourenço, lamentando a situação de interdição, em plena época balnear. Infelizmente, o Governo Regional, através da Direcção Regional dos Assuntos do Mar, tem-se mostrado incapaz de gerir esta zona balnear e, ano após ano, a falta de manutenção e estratégia quanto ao futuro deste espaço de excelência tem-se mostrado eficaz a manchar a nossa baía, candidata a aldeia maravilha de Portugal em 2017.
A Junta de Freguesia de Santa Bárbara, que se encarregou da gestão deste espaço durante a época balnear transacta, ficando encarregue da limpeza do areal e da piscina, tentou, de igual modo, assegurar a mesma prestação de serviços à Direcção Regional dos Assuntos do Mar. Contudo, após uma reunião bastante interessante e produtiva, onde a tutela reconheceu a nossa capacidade de manter o bom trabalho nessa gestão, não obtivemos qualquer resposta ou informação, apesar das várias tentativas de contacto, por via telefónica ou correio electrónico.
Os problemas com a piscina natural de São Lourenço foram amplamente.
sinalizados pela Junta de Freguesia e, aquando da visita estatutária de 2018, o próprio secretário Gui Meneses pode comprovar a necessidade de intervenção na piscina, para além de se ter comprometido com a construção de uma estrutura para acesso a pessoas com mobilidade condicionada em 2019, facto que ainda está por se concretizar.
Não foram poucos os avisos e a constante preocupação desta Junta de Freguesia, sinalizando todos os defeitos e necessidades de manutenção desta zona balnear. Para grande pena nossa e prejuízo de todos os marienses e de quem nos visita, São Lourenço está entregue a quem não sabe o valor que aquele espaço representa.
Santa Bárbara, 15 de julho de 2019.
O executivo da Junta de Freguesia.